sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como lavar pincéis

Uma das questões que sempre preocupa as mulheres que gostam de se maquiar usando pincéis é o modo de higienizá-los. Foi pensando nisso que resolvi falar sobre esse assunto hoje. Dividi o assunto em alguns itens, para ficar mais fácil.
Pincéis sujos


Por que tenho que lavar meus pincéis?
Quando os pincéis estão sujos, principalmente os de base que ficam umedecidos, fazem com que as bactérias tenham mais facilidade de se proliferar, causando assim, quando em contato com a pele, acne e outros problemas de pele. Por isso é sempre bom manter os pincéis sempre limpos.
 E também o pincel sujo interfere na cor do próximo produto a ser usado com ele e  acaba fazendo com que a maquiagem não tenha o efeito esperado.

Com que produtos lavar meus pincéis?
Costumo lavar meus pincéis com sabonete líquido antibacteriano, mas também pode ser usado shampoo neutro ou infantil. Para pincéis de cerdas naturais, um condicionador é recomendável, para manter as cerdas sempre macias.

Como lavar meus pincéis?
Em água corrente (em torneira comum). Não precisa ser com água morna. Manter os pincéis sempre na posição vertical, com o lado das cerdas virado para baixo. Evitar molhar a parte de metal que segura as cerdas, para não descolar. Molhe as cerdas e coloque o sabonete na palma da mão, em pequena quantidade, passe o pincel como se tivesse passando base na mão, repita a operação até que a espuma sai branca. Passe o condicionador e deixe agir por poucos segundos, enxague e ponha para secar.

Como secar meus pincéis?
Após lavados, estendê-los em uma toalha sobre superfície plana e deixar que fiquem lá de um dia para o outro. Em caso de emergência, pode secá-los com secador na posição de pouco vento e ar morno, para não danificar.
Pincéis que acabaram de serem lavados


E pincel de esponjinha, pode ser lavado?
Se a esponjinha for de um material mais emborrachado, pode ser lavado, com muito cuidado, molhando-o e passando um pouquinho de sabonete. Aperte-o de leve até sair todo o sujo e deixe secar naturalmente.

E esponjinha para pó e base?
Acredito que possa ser lavado como o pincel de esponjinha, mas eu nunca tentei.

Com que frequência devo lavar meus pincéis?
Devemos lavar os pincéis todo mês, porém se tivermos poucos pincéis ou usarmos os mesmos diariamente, é bom que sejam lavados quinzenalmente. Pincéis de uso profissional devem ser lavados, no mínimo, semanalmente.

Pincéis já secos


Nenhum comentário:

Postar um comentário